As operações policiais no Brasil passarão a contar com o auxílio de drones, a partir da implantação do 5G no país. A informação foi dada pelo próprio ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante o Congresso de Operações Policiais, nesta terça-feira (22), em Florianópolis (SC).
Segundo o chefe da pasta, as polícias ficam restritas de utilizar certos equipamentos mais avançados em algumas partes do território brasileiro, devido à ausência de uma conexão de internet.
Faria ainda ressalta que a baixa latência do 5G será a responsável por permitir esse tipo de uso. Ela consiste no tempo de resposta entre o comando dado no controle do dispositivo e a ação ocorrida no próprio aparelho.
“Com o 5G, vamos começar a ver várias operações policiais no Brasil com uso de drones. Eles irão entrar nas operações. A PRF [Polícia Rodoviária Federal] não consegue hoje no meio da operação falar com outras polícias durante uma operação. Mas com o 5G iremos ter essa possibilidade porque a latência é quase zero.”
Ministro das Comunicações
Ele acrescentou que “vai ficar cada vez mais difícil para os bandidos com o 5G”, já que as operações das polícias ficarão similares ao visto em filmes futuristas. A intenção do governo é levar o 5G a todas as capitais até o mês de julho deste ano.
Outro projeto do governo brasileiro está na instalação de câmeras de vigilância em postes de iluminação pública. Porém, as conversas com a companhia israelense Juganu ainda estão no começo e não foram detalhadas pelo ministro, durante a sua afirmação.
Fonte: tudocelular.com
Você precisa fazer login para comentar.