88 / 100
Telefonia

Após homologar leilão do 5G, Anatel publica no DOU licenças de uso para operadoras

5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União as licenças para que as operadoras de telecom que arremataram as frequências do 5G comecem a explorar as bandas adquiridas, uso que está autorizado pelo órgão regulador pelas próximas duas décadas.

A liberação abrange um total de onze companhias, incluindo a Algar Telecom, Brisanet, Claro, Cloud2U, Copel Telecom, Neko Serviços de Comunicações, Sercomtel, Telefônica Brasil, TIM S.A., Unifique Telecomunicações e Winity II Telecom, que foram as vencedoras do leilão do 5G.

586406?w=660&h=451

De modo geral, a permissão de uso dá a possibilidade imediata para que as empresas comecem a operar o espectro contratado em regiões compatíveis, iniciando primeiramente pelas principais capitais do Brasil, conforme determina o edital das faixas 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.

Anatel homologa leilão do 5G e convoca operadoras a assinar termo de autorização

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou nesta semana o resultado do leilão do 5G nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Segundo a agência reguladora, esse é o último ato a ser realizado no processo licitatório e ele acontece quando não há mais recursos pendentes.

As empresas vencedoras da licitação foram convocadas a assinar o “Termo de Autorização para Uso de Radiofrequências e/ou do Termo para Exploração do Serviço de Telecomunicações” associado à outorga de Autorização para Uso de Radiofrequências.

A assinatura dos documentos deve ocorrer em até dez dias contados a partir da publicação do Edital de Convocação nº 68/2021.

Anatel convoca vencedoras a assinar os termos.
A Anatel também esclarece que as empresas foram intimadas a pagar, à vista ou em parcelas anuais, o preço público devido pela Autorização de Uso de Radiofrequências. O prazo para essa etapa será de 30 dias, sendo que a não assinatura do termo será considerada desistência.
O valor a ser pago pelas empresas pode ser parcelado em até 20 anos, a depender do prazo da outorga, conforme estabelecido no Edital de Licitação nº 1/2021.

As operadoras também deverão apresentar as garantias de execução de compromissos já na próxima segunda-feira e o prazo de validade mínimo é de 24 meses.

O leilão

O leilão do 5G trouxe ao mercado pequenas operadoras e empresas como a Winity II Telecom, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Cloud2u, Fly Link e a Neko Serviços. Além disso, Claro, TIM e Vivo arremataram alguns dos lotes mais importantes, sendo que todas as operadoras tem algumas obrigações:

As operadoras precisam entregar cobertura 5G a todas as capitais e cidades com mais de 30 mil habitantes; garantir Internet 4G nas rodovias federais e localidades ainda sem conexão; implantar rede de fibra óptica em locais com pouca ou nenhuma infraestrutura de conectividade; implantar o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) e o projeto da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal; custear a migração da TV parabólica para TV via satélite e investir em projetos de conectividade em escolas.

A Consulting Telecom é uma empresa especializada em Telefonia Fixa, Móvel e Dados. 

Saiba mais como podemos ajudar a sua empresa a reduzir custos em telefonia. 

PREENCHA O FORMULÁRIO. ENTRAREMOS EM CONTATO

Ofertas para sua Empresa

ENDEREÇO

Telefonia
R. São Vitório, 511 – Vila Nhocuné, São Paulo – SP, 03561-000

MAPA

FACEBOOK

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando...