Mas temos que concordar que o entalhe é um recurso que faz parte de extremos – ou você o ama, ou o odeia; por isso, inúmeras fabricantes buscaram formas de contorná-lo, fosse reduzindo seu tamanho ou até mesmo eliminando-o por completo.
Aparentemente 2020 vai ser um ano revolucionário para a Apple – não só esperamos que a gigante de Cupertino anuncie o seu primeiro iPhone com conectividade 5G como também o aguardamos chegar às prateleiras com um design renovado.
Estamos falando de um novo look desde 2017, quando conhecemos o iPhone X, modelo que inspirou a atual identidade visual na linha de smartphones da maçã.
Por mais que muitos leitores sempre nos relembrem nos comentários que, de fato, foi o Essential Phone que deu início à “tendência” do entalhe na tela, a verdade é que foi o iPhone que fez com que as outras fabricantes (especialmente as chinesas) pulassem de cabeça na novidade para reduzir as bordas.
Mas temos que concordar que o entalhe é um recurso que faz parte de extremos – ou você o ama, ou o odeia; por isso, inúmeras fabricantes buscaram formas de contorná-lo, fosse reduzindo seu tamanho ou até mesmo eliminando-o por completo.
Os esforços para escapar dessa tendência resultaram no lançamento de aparelhos com câmeras pop-up, telas secundárias na parte traseira, câmeras flip e até mesmo sensores abaixo da tela (tecnologia essa que ainda está sendo desenvolvida).
Mas levando em consideração essa última solução citada, 2020 tem tudo para ser o ano em que o notch vai sair de moda.
Boatos de que o iPhone perderia o entalhe começaram a surgir desde a metade desse ano, porém, agora temos evidências um pouco mais concretas de que um novo design está prestes a estrear na linha de smartphones da Apple.
O portal de informações China Times conseguiu colocar as mãos em informações importantíssimas durante a MWC em Shangai – estamos falando de uma apresentação interna do Credit Suisse, um provedor de serviços financeiros.
A documentação revelou que os fornecedores da Apple estão finalizando o desenvolvimento de uma versão do iPhone com tela sem entalhe para o ano de 2020; para que isso fosse possível, a câmera frontal acabaria sendo posicionada abaixo do display.
Ainda segundo o vazamento a Apple estaria se preparando para incluir um sensor de impressões digitais também abaixo da tela do iPhone 12, descartando, dessa forma, a funcionalidade do Face ID.
É importante ressaltar que, segundo as informações compartilhadas pela fonte, apenas os modelos mais caro da linha deve contar com a tecnologia da câmera frontal sob a tela – ou seja, as variantes “Pro”.
Assim como o iPhone 11 abre mão de alguns recursos quando comparado ao iPhone 11 Pro, a fim de entregar um preço mais acessível, o iPhone 12 fará o mesmo a frente do 12 Pro.
Da mesma forma que em 2017 tivemos um design completamente diferente se compararmos o iPhone X ao 8 e 8 Plus, pelo visto, a Apple planeja usar o mesmo “truque” para introduzir a nova identidade visual da marca à linha iPhone em 2020.
De acordo com informações compartilhadas pelo portal LetsGoDigital, a Apple Inc. solicitou três patentes de design no Japão mostrando um iPhone sem entalhe, documentação essa que foi publicada pelo JPO (Japan Patent Office) em 23 de dezembro de 2019, incluindo os quatro diagramas exibidos nesse artigo.
O registro refere-se, na verdade, não a um smartphone, mas à interface do usuário – mesmo assim, é perceptível o uso de um novo design para o smartphone, principalmente quando na documentação também é possível conferir imagens da lateral e parte superior do dispositivo (algo que seria desnecessário se a intenção fosse realmente apenas mostrar uma interface).
De todas as patentes de interface recentes enviadas pela Apple apenas uma exibe um produto com entalhe (uma patente de design que foi concedida à Apple Inc. há cerca de 11 meses).
Podemos perceber nos diagramas que as bordas são idênticas nos quatro lados, com o alto-falante para chamadas sendo posicionado na parte central da borda superior.
Todos os componentes essenciais estão posicionados sob a tela do modelo – não há câmera selfies/Face ID visível. Como já mencionamos, ao que tudo indica, a leitura 3D facial deve ser substituída por um sensor de impressão digital na tela (um retorno do Touch ID).
Reforçando rumores sobre um design inspirado no iPhone 4, podemos perceber também que os cantos da tela também não são mais arredondados – outro resgate feito dos designs anteriores do iPhone.
Enquanto ao posicionamento dos botões, temos algo similar ao presente nos atuais modelos da marca: ao lado direito um botão lateral multifuncional alongado (que, entre outras coisas, serve para ligar e desligar o telefone) e à esquerda dois botões de volume e uma pequena chave para ativar e desativar o modo silencioso. Infelizmente não há nenhuma foto da parte traseira, o que sugere que o design das câmeras pode seguir como está.
Essas mudanças de design não são algo aleatório – a Apple sabe que perdeu bastante participação de mercado, ainda mais para empresas que estão agressivamente jogando novidades tecnológicas no mercado como, por exemplo a Huawei e Samsung.
A chegada de um iPhone com novo design e tecnologias inéditas é, de fato, algo que pode colocar a gigante de Cupertino de volta no topo quando se trata de inovação (algo que a empresa tem deixado de lado nos últimos anos).
Como a próxima geração só será lançada em setembro de 2020, possivelmente muitos vazamentos ainda devem emergir na web nos próximos meses, então, fique ligado na Consulting Telecom.
Você precisa fazer login para comentar.