Fácil assim? Reconhecimento facial do Android foi enganado

Fácil assim? Reconhecimento facial do Android foi enganado por cabeça impressa em 3D

368844?w=646&h=284
shim

Enquanto os sensores biométricos para registro de impressão digital seguem desaparecendo gradativamente, outra tecnologia vai ganhado espaço nesta geração com a promessa de mais segurança para os donos de celulares – o reconhecimento facial.

Claro que ainda há muita controvérsia a respeito desta solução, considerando que quando falamos dos sensores tridimensionais para reconhecimento do rosto do usuário não existe meio termo, ou o reconhecimento facial é respeitado ou simplesmente é apontado como uma tecnologia falha, e a conversa termina por aí.

Embora na maioria dos testes a tecnologia tenha falhado usando fotos ou mesmo imagens exibidas em telas de celulares, diversas alternativas ainda aparecem para tentar enganar essa nova geração de tecnologias de reconhecimento facial.

Neste final de ano, um novo relatório usa uma cabeça impressa em 3D com cuidado para testar o iPhone X e quatro celulares Android. E os resultados, embora decepcionantes, chamam atenção.

Direto ao ponto relevante com o final do teste, o iPhone X foi o único celular que não foi desbloqueado por uma cabeça falsa que foi cuidadosamente escaneada de seu dono, manualmente ajustada e posteriormente impressa no Reino Unido.

368848?w=660&h=418

A aparência bizarra e os olhos sem vida foram identificados pelos sensores da Apple que barraram a fraude no iPhone X.

Em contrapartida, os quatro celulares Android – LG G7 ThinQ, Samsung Galaxy S9, Galaxy Note 8 e OnePlus 6 – foram todos enganados em diferentes graus e tentativas.

Mais uma vez, o resultado foi decepcionante quando comparado ao iPhone, mas até mesmo em entrevista da revista norte-americana Forbes os fabricantes de celulares revelam que nenhum deles reivindicou o mesmo nível de segurança e precisão da Apple.

Todos eles recomendaram o uso do leitor de impressões digitais, como alternativa mais segura, algo que o iPhone X, obviamente, não possui.

Considerando o hardware, a comparação também pode ser injusta, visto que nenhum desses quatro celulares contam com a mesma tecnologia 3D implementada pela Apple.

A OnePlus já fez uma declaração pública sobre o quão relativamente inseguro é o Face Unlock do OnePlus 6, e o Galaxy Note 8 não possui sensores mais avançados que o Galaxy S9.