Venda de iPhones continua em queda na Índia e Apple pode ter mais problemas, diz relatório
De acordo com um relatório divulgado pelo The Wall Street Journal, a Apple deve começar a se preocupar com a sua situação no mercado indiano de smartphones. Isso porque a venda de iPhones no país está em constante queda enquanto Xiaomi, Oppo, Samsung e Nokia continuam crescendo na preferência do consumidor.
De acordo com Amit Rajput, responsável por acompanhar a Apple na Índia, em 2013 a empresa vendia cerca de 80 iPhones por dia no país. Atualmente, o número não é nada animador e o grande motivo por trás desse problema é que o consumidor indiano não aceitapagar mais de US$ 300 (~R$ 1.170) por um smartphone.
A situação se torna ainda mais dramática porque a Índia é um mercado muito importantepara o futuro de companhias que vendem smartphones. Isso porque Estados Unidos e Europa estão entrando em estagnação e isso obriga as empresas a procurarem outros países.
No centro da questão está a relutância da Apple em mudar seu modelo tradicional de negócios para vender o iPhone. Em vez de fabricar uma série de aparelhos, priorizou um número limitado de produtos cobiçados, vendidos a preços altos. As margens [de lucro] do iPhone foram a base de três quartos do lucro bruto da empresa nos últimos anos, segundo analistas.
Prevendo que a situação pode ficar crítica no mercado global de smartphones, a Apple resolveu lançar o iPhone XR como uma opção “mais em conta” em mercados desenvolvidos. No entanto, a estratégia não está surtindo o efeito necessário e diversos relatórios apontam que a venda de iPhones está estagnada desde 2016.
De acordo com a publicação, um dos motivos para esse problema é que o aumento no preço dos iPhone XS e XS Max fez com que operadoras dos EUA mudassem a estratégia de vendas. Antes, o preço era subsidiado e o cliente pagava apenas US$ 199 (~R$ 775) pelo aparelho. Agora, a maioria das empresas distribuem o valor do iPhone em 24 meses.
Já em mercados menos desenvolvidos como a Índia, África e até mesmo o Brasil, a maioria do consumidores compram smartphones em varejistas. Assim, se torna muito difícil pagar US$ 749 (~R$ 2.920) em um iPhone ou qualquer outro aparelho.
Com isso, a Apple acaba posicionando seus aparelhos como “ultra premium” ao mesmo tempo em que a empresa não demonstra boa vontade em entender esses mercados e os hábitos dos consumidores. O The Wall Street Journal ainda destaca que a companhia de Cupertino deve ter problemas para abrir lojas de varejo na Índia:
A Apple também tentou abrir sua primeira loja oficial na Índia. Mas o país exige que varejistas com mais de 51% de propriedade estrangeira comprem pelo menos 30% de seus materiais de fabricação de fornecedores indianos – um obstáculo difícil para a Apple, já que a maioria dos componentes dos smartphones é fabricada em outros lugares da Ásia.
Com isso, além de enfrentar problemas com a venda dos iPhones, a Apple também precisa lidar com o governo indiano que, assim como o brasileiro, aposta em uma visão mais protecionista para o mercado interno.
19 de dezembro de 2018
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