Muito claro? Android 10 Q pode finalmente introduzir Modo Escuro em todo o sistema
07 de janeiro de 2019
O Google usou e abusou do branco com a chegada da mais nova versão do seu sistema operacional apresentado em agosto de 2018; meses antes, várias atualizações de aplicativos essenciais como telefone, mensagens, mapas e dezenas de outros já indicavam que a empresa estava focada em oferecer uma interface mais clara e homogênea, deixando os fãs do Modo Escuro desamparados com o lançamento do Android 9 Pie. Mas as coisas podem mudar no lançamento da décima versão do OS.
Em um Chromium Gerrit (um software aberto para revisão de códigos fonte) um funcionário do Google criou um novo tracker com o título “Modificar elementos do Core UI e criar configurações para ativar o Modo Escuro”, mas isso ligado ao navegador da empresa, o Google Chrome. Na descrição, entretanto, existem coisas mais interessantes.
É possível ler que o “modo noturno é uma funcionalidade [do Android 10] Q aprovada” e que “a equipe [do Android 10] Q quer ter a garantia que todos os aplicativos pré-instalados tenham suporte nativo ao modo escuro“. Isso deixa mais do que claro que, “todos os aplicativos pré-instalados” do sistema como agenda, contatos, Drive, mensagens, telefones e vários outros, terão o modo escuro habilitado de forma nativa no Android 10 Q.
Em outro documento, agora mais antigo de 31 de outubro de 2018, é possível notar a mudança da ativação do Modo Escuro entre o Android 9 e o Android 10: antes, para testar a interface de tons escuros era necessário antes ativar as configurações de desenvolvedor, acessar o menu de Opções do desenvolvedor e só então poder habilitá-lo.
Com o Android Q o acesso ao modo escuro não apenas será mais prático como também mais direto e sem a necessidade de ser um desenvolvedor. De acordo com o texto, basta navegar para Configurações, tocar em Tela e então acessar a opção Modo Noturno “para definir todo o sistema no NighMode para a Interface de Usuário do sistema e aplicativos.”
É possível que o Google comece a liberar as primeiras versões beta do Android 10 Q a partir de março de 2019, visto que esta foi a mesma época de liberação das primeiras prévias para desenvolvedores do Android 9 Pie. Assumindo que a companhia mantenha a mesma janelade lançamento do ano anterior, é possível que vejamos a versão estável da décima versão do Android ainda em agosto deste ano com muitas novidades.
[/vc_column_text][vc_message]Consulting Telecom. Entre em contato e tire suas dúvidas
[/vc_message][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_custom_heading text=”Cadastre-se e receba nossas novidades!”][contact-form-7 id=”6414″][vc_wp_categories][/vc_column][/vc_row]