Assim como LG, Apple trabalha em sistema de autenticação pela palma da mão

2 21

No começo desse ano vimos a LG oficializar o V50 ThinQ e o G8 ThinQ durante a Mobile World Congress 2019, onde um dos seus diferenciais é o novo sistema de autentificação biométrica chamado de Hand ID.

Aqui, a sul-coreana implementou uma leitura das veias da palma da mão do usuário, que quando identificado permite acesso ao smartphone. Mas, alguns consideram essa alternativa um pouco lenta e imprecisa.

Entretanto, vemos que outra empresa interessada nessa tecnologia é a Apple, que também trabalha em uma nova versão do Touch ID sob a tela para o iPhone 12. Aparentemente, a Maçã está desenvolvendo esses dois métodos.

Além da leitura de digital sob a tela, a marca propõe fazer a identificação da sua mão, por meio do mapeamento das geometrias das veias da palma.

493321?w=330&h=223493322?w=330&h=223

A patente de número 20190278973 que foi registrada em janeiro sugere a inclusão de diversas camadas com substrato sob a tela, sendo uma camada de fotodíodo e uma outra camada acima para auxiliar na autenticação.

Uma luz infravermelha é emitida e o controlador determina o mapeamento da vei da palma por meio da camada de fotodíodo. Os dados são digitalizados simultaneamente com luz no espectro visível para aprimorar a precisão.

A patente também cita a possibilidade de uso dos detectoras na tela em conjunto com a tecnologia Face ID TrueDepth, que permitiria vários pontos simultâneos de autentificação biométrica.

Também daria a liberdade de mapear o movimento das mãos de um usuário durante o processo para identificar onde está a palma da mão, sem depender de pontos de referência previamente identificados durante o processo de registro.

A Maçã ainda diz que essa tecnologia também pode ser usada como forma de monitoramento de saúde. Dependendo da resolução e precisão, o mapeamento permitiria identificar inchaços, bloqueios e outros problemas de saúde semelhantes.

Por fim, também é dito que seria possível usar a tecnologia em um Apple Watch, onde na imagem de representação da patente vemos um usuário colocando a palma da mão acima da tela do relógio.

De qualquer maneira, é só uma patente, e não sabemos se a Maçã irá mesmo implementar a tecnologia em futuros smartphones. Somente o tempo nos dirá se a Apple irá continuar investindo na tecnologia ou não.