Não é para comemorar: Brasil lidera ranking mundial de spam telefônico
Há dois meses o TudoCelular publicou que o Brasil liderava um incômodo ranking: o país era o primeiro colocado em spam telefônico na América Latina.
E hoje o Brasil também figura no primeiro lugar global de país com mais ligações de spam, ultrapassando a Índia e chegando à liderança isolada no mundo.
As informações são do aplicatico Truecaller. De acordo com o levantamento divulgado pela ferramenta, o país tem uma média de 37 chamadas indesejadas recebidas todos os meses pelos usuários do app. No ano anterior, esse número era pouco mais da metade do atual: 20.
Líder no ano passado, a Índia foi superada e ficou em segundo lugar, com média de 22 ligações indesejadas por mês, seguida de perto pelo Chile, com 21 chamadas.
Os grandes responsáveis por essa desconfortável liderança no ranking são as operadoras de telefonia nacionais, com 32% das chamadas registradas como spam ou bloqueadas pelo app.
Para chegar a esse resultado, a equipe do app fez um levantamento de chamadas recebidas e marcadas como spam por aqueles que possuem o aplicativo – disponível para Android e iOS – em todo o mundo, além daquelas automaticamente bloqueadas pelo sistema.
Golpes aumentam
Além das ligações de operadoras de telefonia, o Truecaller alerta para um aumento significativo aumento nas tentativas de golpe por telefone, responsáveis por 20% do total. A categoria representava 1% no ano anterior.
Entre os golpes, estão bandidos que se passam por funcionários de companhias de energia ou o já famoso sequestro – enquadrado pelo levantamento como trote convencional, com 10% do total.Menos ligações, mais spam
Curiosamente, o número de ligações de spam aumenta à medida que os usuários trocam cada vez mais as chamadas telefônicas comuns por mensageiros virtuais. O app registrou aumento de 300% de incidências em relação ao ano passado: foram mais de 17,7 bilhões de contatos indesejados.
E, embora a América Latina lidere esse quadro, golpes e tentativas de fraude são uma tendência mundial. 10% dos norteamericanos ouvidos pelo app relataram que perderam dinheiro neste ano por conta de crimes desse tipo, somando US$ 9 bilhões em perdas. Reino Unido e Índia viram dobrar o número de chamadas fraudulentas entre 2017 e 2018.Respostas
Iniciativas para coibir chamadas indesejadas e fraudulentas circulam ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, diversos estados estão tramitando leis para punir as chamadas automáticas com ofertas de produtos. Já na China e na Índia, a ideia é criar sistemas integrados para que essas ligações sejam detectadas a rejeitadas sem que o usuário precise fazer nada.
18 de dezembro de 2018