Galaxy M30 vs Galaxy A30: nomes são parecidos, mas fichas técnicas diferem

galaxy m30 frontal

O Galaxy M30 e o Galaxy A30 são celulares da Samsung que trazem nomes parecidos, mas não exatamente a mesma ficha técnica. Lançados entre o começo e o fim de abril, os smartphones Android trazem especificações intermediárias, várias câmeras e bateria de grande capacidade, além de preço similar, entre R$ 1.300 e R$ 1.500 – semelhanças que requerem atenção do consumidor na hora de escolher. Veja a seguir quais são as principais diferenças entre os telefones da fabricante coreana

Tela e design

Os celulares têm tela Super AMOLED de mesmo tamanho, resolução e formato: 6,4 polegadas, Full HD+ (2340 x 1080 pixels), proporção 19,5:9 e notch em forma de gota d’água. O Galaxy A30 se difere por trazer espessura menor e peso mais leve, além de contar com acabamento prismático na traseira nas cores azul, preta e branca. O Galaxy M30 tem duas opções de cor: preto e azul.

Galaxy M30 e A30 trazem tela Full HD de 6,4 polegadas com notch e bordas pequenas — Foto: Divulgação / Samsung

Câmeras

O Galaxy M30 possui câmera tripla. O sensor principal é de 13 megapixels (abertura f/1.9); Ultra Wide de 5 megapixels para fotos mais abertas; e auxiliar de 5 megapixels para capturar profundidade no Modo Retrato.

No Galaxy A30, a câmera é dupla: sensor primário de 16 megapixels (f/1.7) que tende a captar mais luz do ambiente em fotos do dia a dia, além de secundária de 5 megapixels (Ultra Wide).

Para selfies, são 16 megapixels (f/2) nos dois casos.

Galaxy M30: câmera tripla marca presença no smartphone da Samsung — Foto: Divulgação / Samsung

Desempenho e armazenamento

Há similaridades na ficha técnica dos celulares, o que significa que o desempenho tende a ser igual entre ambos. Entre as especificações do Galaxy A30 e Galaxy M30 estão o processador octa-core com velocidade de até 1,8 GHz, memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB.

A expectativa é de que ambos os smartphones entreguem boa performance no dia a dia com apps de rede sociais, produtividade, entre outros mais leves. O suporte a cartões microSD é garantido nos dois casos.

Bateria

Uma das principais diferenças está na bateria. O Galaxy M30 se destaca pelo componente de 5.000 mAh, cuja capacidade entrega até 20 horas de uso de Internet 4G, segundo a Samsung. O A30, por sua vez, possui 4.000 mAh, suficiente para até 14 horas longe das tomadas com a mesma condição.

Galaxy M30 tem bateria de 5.000 mAh — Foto: Divulgação/Samsung

Versão do Android e recursos adicionais

Apesar de terem sido lançados no Brasil no mesmo mês, os smartphones não trazem a mesma versão do sistema operacional. O Galaxy A30 conta com o Android 9 (Pie), versão que deverá chegar ao Galaxy M30 nos próximos meses – o celular é comercializado com Android 8 (Oreo) de fábrica – junto com a interface OneUI, que traz melhorias de ergonomia e usabilidade.

Entre os recursos extras, o Galaxy A30 chama a atenção pela TV Digital. Já as opções de desbloqueio biométrico são as mesmas: reconhecimento facial ou leitor de impressões digitais.

Galaxy A30 tem TV Digital integrada — Foto: Divulgação/Samsung