Nesta quarta-feira (18), o DxOMark anunciou uma mudança nos seus métodos de avaliação das câmeras de smartphones. Agora, o instituto passou a analisar o modo noturno e o sensor grande-angular do conjunto.
Para completar, a empresa ainda atualizou as notas do seu ranking geral, para incluir as pontuações relativas às duas características. Foram divulgados dois vídeos para explicar a inclusão dos novos critérios. Entenda mais a seguir:
Modo noturno
O modo noturno fica na categoria “Night” e chega como um aprimoramento da classificação anterior que incluía fotos com pouca luz. Além disso, agora a pontuação do “Flash” passa a ser desativada.
Para esta avaliação, o DxOMark irá testar as imagens capturadas com níveis de luz entre 0 e 20 lux. Os testes serão feitos com flash desligado, ativado, no automático e com o modo noturno dedicado habilitado – nos casos em que estiver presente no modelo. Confira o ranking dos melhores aparelhos somente na divisão “Night”:
Câmera grande-angular
Em câmera grande-angular, a medida “Wide” conterá várias amostras do celular em cenários como paisagem, paisagem urbana, fotos de grupos, ambientes internos, aproximações e arquiteturas. As imagens serão capturadas entre 50 e 1.000 lux de brilho, desde a menor até a máxima distância focal possível.
De acordo com a companhia, as fotos em grande-angular costumam sofrer com imperfeições de cor, textura e detalhes, além da distorção de objetos. Como as lentes desse tipo diminuem o zoom, as desfocagens podem ocorrer.
Com os dois novos critérios, o site revelou pontuações atualizadas dos 13 principais smartphones analisados já com o modo noturno e a câmera grande-angular. Segundo o novo ranking, o Huawei P30 Pro ultrapassou o Galaxy S10 5G por um ponto.
Já o Lenovo Z6 Pro cresceu dois pontos na lista. Para completar, o Galaxy Note 10 Plus 5G ficou isolado na liderança, após vencer em “Wide” e empatar na primeira posição também em “Night”. Veja abaixo as novas notas dos 13 aparelhos:
Em entrevista com o vice-presidente de marketing da empresa, Nicolas Touchard, já havia questionado futuras inclusões desses novos recursos popularizados no mercado de celulares. Na ocasião, o executivo deu a seguinte declaração:
“Sempre trabalhamos além, com o que está chegando. Há modo noturno, grande-angular e podem existir outros recursos vindo. Preparamos as ferramentas, soluções e protocolos. Quando estão prontos, nós apenas publicamos.”Nicolas Touchard
Vice-presidente de marketing do DxOMark