iPhone 11 Pro Max vs Galaxy Note 10+: quem leva o título de melhor celular do ano?

7 1

Estamos perto do final de 2019 e muitos querem saber: qual foi o melhor celular do ano? O TudoCelular elegeu o iPhone 11 Pro Max como o celular mais completo. O seu problema é o preço bastante salgado. Será que ele realmente é a melhor compra ou o Galaxy Note 10 Plus acaba oferecendo um melhor custo-benefício? É isso que você confere neste comparativo.

Design

Apple iPhone 11 Pro Max

495596?w=660&h=436
Samsung Galaxy Note 10 Plus
493735?w=660&h=436
Discutir beleza é algo complicado, alguns preferem o visual mais retangular do Note 10 Plus, enquanto outros acham o iPhone mais bonito. Vamos ser práticos.

O iPhone leva vantagem por ser mais compacto, não tela curvada nas bordas que aumenta os reflexos, e seu design menos retangular o torna mais confortável de usar com apenas uma mão.

Já o Galaxy tem melhor aproveitamento frontal, vem com apenas um furo para a câmera que rouba menos espaço da tela que o entalhe gigante do iPhone, e tem opções de cores mais modernas como a Aura Glow com seu efeito furta-cor.

A qualidade de construção nos dois é igual. Temos celular de metal com traseira em vidro. Apple alega que o vidro usado em seu aparelho é mais resistente, mas a verdade é que ele vai quebrar ao bater no chão… talvez não na primeira queda, mas uma hora acaba trincando.

492980?w=192 403898?w=191
Apple iPhone 11 Pro Max
77.8 x 158 x 8.1 mm
6.5 polegadas – 2688×1242 px
Samsung Galaxy Note 10 Plus
77.2 x 162.3 x 7.9 mm
6.8 polegadas – 3040×1440 px

Na parte traseira temos um design mais chamativo no iPhone e que não agradou muita gente. Os buracos das câmeras são grandes e destoam do restante da traseira. Já Samsung decidiu apostar em algo que já havia conquistado o público e copiou o visual do P30 Pro.

Os dois possuem resistência contra líquidos, sendo a certificação IP68. No entanto, Apple alega que seu produto pode ser submerso pelo dobro da profundidade do rival e que também é resistente a refrigerante e café. Mas tenha em mente que a garantia é bem limitada com relação a danos causados por líquidos.

Nenhum tem entrada para fones de ouvido. Como vantagem o Note 10 Plus tem slot para microSD para você expandir o armazenamento. Qual dos dois leva a melhor em design?

Aqui podemos dar o nosso primeiro empate, já que cada um tem suas vantagens.

Multimídia e recursos

Tela e som

Quando o Galaxy Note 10 chegou ao mercado foi eleito o celular com a melhor tela. E o mesmo aconteceu com a chegada do novo iPhone. A verdade é que o painel OLED de ambos é excelente, seja em reprodução de cores e nível de brilho.

Porém, temos que concordar que o 11 Pro Max leva a melhor aqui. O seu brilho é superior ao rival, além de ter contraste maior, o que torna mais agradável enxergar o conteúdo na tela mesmo sob luz solar direta.

E na parte sonora? Ambos trazem duplo alto-falante. Na verdade, o modelo da Samsung possui três saídas de som. Há uma extra que fica no topo do aparelho. Com isso ele deveria superar o rival da Apple, certo?

Apesar de ter apenas dois alto-falantes, o iPhone 11 Pro Max tem som mais potente e evolvente. Além disso, há um melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos.

Aqui damos dois pontos para o iPhone pela sua tela e som superiores.

Recursos

497594?w=660&h=371

Já em recursos o modelo da Maçã não traz muitas novidades. Ele veio com o iOS 13 de fábrica, que também está disponível para uma dúzia de modelos da marca. Você terá praticamente os mesmos recursos em qualquer iPhone atualizado.

O Galaxy Note 10, por outro lado, traz recursos que você não encontra em outros Androids. Ele vem com a S Pen, que facilita fazer notas ou até mesmo tirar fotos de longe. Há suporte para gestos para controlar a câmera, além de digitalização de objetos com seu Scanner 3D. Ter uma área de trabalho no seu bolso? O Note 10 também tem de diferencial a Samsung Dex.

Na parte biométrica há o Face ID que é mais ágil e seguro que a biometria facial do Galaxy. Porém, o modelo da Samsung tem leitor de digitais sob a tela, que acaba sendo mais prático por funcionar bem mesmo em locais mais escuros.

Aqui o Galaxy Note 10 Plus leva um ponto por ser mais recheado de recursos.

Desempenho
501273?w=535&h=258

Menor tempo é melhor

O iPhone 11 Pro Max estreia o chip Apple A13, o mais potente disponível em celulares. E como esperado, o modelo da Maçã é o mais rápido que testamos. O Galaxy Note 10 Plus nem mesmo é o Android mais ágil que passou pelo TudoCelular.

Em benchmarks a diferença é ainda maior e o hardware da Apple deixa o Exynos comendo poeira. Mesmo a versão com Snapdragon também fica muito atrás. Outro ponto a se levar em consideração é que o iOS flui melhor que a Samsung One UI. Por mais rápido que o Note 10 Plus seja, uma hora ou outra ele dar uma engasgada.

Nos jogos, ambos conseguem rodar todos os títulos que testamos no máximo possível. E aí a vantagem fica com o iPhone 11 Pro Max de novo porque alguns jogos rodam melhor no iOS do que no Android, como games de corrida da Gameloft, por exemplo.

Não há o que discutir, o iPhone leva facilmente mais um ponto por seu melhor desempenho.

Bateria
501274?w=535&h=255

Maior tempo é melhor

O Galaxy Note 10 tem bateria maior, pouco mais de 300 mAh de vantagem. Era esperado que ele superasse o rival da Maçã em autonomia, certo? Bem, mais uma vez Apple mostra que o iOS é melhor otimizado que o Android.

O 11 Pro Max rendeu 6 horas e meia a mais em nosso teste padronizado, ficando entre os melhores que testamos. Agora essa história de que iPhone é ruim de bateria, ficou para o passado.

Mas e o tempo de recarga? Este era outro ponto que Apple ainda pecava muito. A empresa finalmente incluiu um carregador mais potente na caixa que reduziu bastante o tempo de espera. Porém, aqui o Galaxy Note 10 Plus leva vantagem por passar metade do tempo na tomada.

Vamos dar um ponto para cada: iPhone tem maior autonomia, mas o Galaxy recarrega muito mais rápido.

Câmeras

No iPhone temos três câmeras, enquanto no Galaxy há quatro. O modelo da Samsung traz câmera ToF como destaque que serve para o mapeamento 3D e adicionar efeitos de realidade aumentada nas fotos.

Os dois aparelhos oferecem lente ultra-wide e teleobjetiva. Samsung leva vantagem na lente mais ampla, entregando fotos de melhor qualidade e com balanço de cores mais acertado. Já a Apple perde menos qualidade ao usar o zoom ótico para aproximar objetos.

O Galaxy tem HDR mais eficiente especialmente ao tirar fotos contra a luz, já o iPhone captura maior nível de detalhes e apresenta menos ruídos graças ao Deep Fusion que estreou com o iOS 13.2.

À noite os dois tiram boas fotos, mas o modo noturno da Apple está à frente do rival. As fotos não apenas saem mais claras, mas o iPhone consegue preservar mais os detalhes e superar até a linha Pixel que era sinônimo de modo noturno eficiente.

Cada um ganha um ponto já que o iPhone e Galaxy se destacam em cenários diferentes.

Fotos tiradas com o iPhone 11 Pro Max

497071?w=660&h=436
Com a câmera frontal, tanto o iPhone quanto o Note 10 registram boas imagens, e Samsung reduziu bastante aquele efeito de boneco de cera tradicional de suas câmeras frontais.

Em selfies, o iPhone é melhor na luz, enquanto o Galaxy é melhor à noite. O modo retrato tem uma melhor separação da pessoa e do fundo no modelo da Maçã. Além disso, no 11 Pro Max há os efeitos de estúdio.

Aqui o iPhone leva um ponto por ter melhor frontal para selfies e vídeos.

Fotos tiradas com o Galaxy Note 10 Plus

492769?w=660&h=436
Nos vídeos é onde o Galaxy leva vantagem. Seu sistema duplo de estabilização é mais eficiente e a qualidade é bastante similar entre os dois. Na frontal é a vez do iPhone levar vantagem por gravar com maior fluidez em 4K a 60 fps.

Apple também quis inovar com seu slofie, que é uma tentativa de popularizar o uso da câmera frontal para fazer vídeos em câmera lenta.

A captura de áudio é excelente em ambos, mas o iPhone registra áudio com efeito espacial, que dá maior imersão ao usar os alto-falantes do aparelho.

Em vídeos o iPhone também fica um pouco na frente por gravar em 4K60 com a frontal e capturar áudio espacial.

Preço

Chegamos na parte que mais dói, pelo menos no bolso. Por estarmos falando do celular mais avançado de cada marca, eles têm preço bastante salgado aqui no Brasil.

O modelo da Samsung já pode ser encontrado por volta de 5 mil reais. É caro? Sim, mas não tanto quanto o iPhone que custa 6 mil e 600 reais.

Aqui não há o que discutir, você paga menos no Galaxy Note 10 Plus e leva um celular com quatro vezes mais armazenamento.

Conclusão

O iPhone 11 Pro Max realmente é o melhor. Ele venceu o Galaxy Note 10, mas a disputa foi acirrada.

Se você quer o melhor celular do ano, invista no modelo da Maçã. Ele é o mais rápido, tem excelente bateria, sua tela e som impressionam e ainda tira ótima fotos.

Porém, ele custa muito mais que o rival da Samsung e para muitos esta diferença não compensa. O Galaxy Note 10 Plus acaba oferecendo um melhor custo-benefício, e para muitos ele será a melhor escolha.

RESULTADO

Apple iPhone 11 Pro Max: 8 PONTOS

  • Ótima qualidade de construção
  • Melhor tela
  • Som mais potente e envolvente
  • Desempenho superior
  • Maior duração de bateria
  • Ótima câmera traseira
  • Melhor para selfies
  • Vídeos com melhor áudio

Samsung Galaxy Note 10 Plus: 5 PONTOS

  • Ótima qualidade de construção
  • Recheado de recursos
  • Recarrega rápido
  • Ótima câmera traseira
  • Menor preço