Melhores smartphones à prova d’água e queda

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_tweetmeme][vc_facebook][vc_column_text]

Melhores smartphones à prova d’água, queda ou outras intempéries

09 de janeiro de 2019

373032?w=646&h=284

Com o avanço da tecnologia, muita gente vem buscando manter seu smartphone por mais tempo, o que muitas vezes acaba não acontecendo devido a pequenos acidentes que podem acontecer como quedas ou contato com a água. Pensando nisso, diversas fabricantes vem investindo em uma maior resistência para seus produtos, incluindo certificações que garantem que os dispositivos irão “sobreviver” aos intempéries do cotidiano.

Pensando em ajudar a estes tipos de usuário que buscam por uma resistência maior em um smartphone, separamos um novo Guia de Compras voltado especificamente para dispositivos com alguma certificação de resistência, seja apenas contra danos por água e poeira ou até mesmo aqueles que prometem sobreviver a quedas, temperaturas extremas e até explosões.

Como sempre, é preciso lembrarmos que foram considerados apenas produtos vendidos oficialmente em solo brasileiro, ou seja, que podem ser encontrados em grandes varejistas nacionais. Devido a isto, são desconsiderados aqueles disponíveis somente através de portais como o Mercado Livre ou canais de importação.

Samsung Galaxy Note 9

Começamos pelos modelos com certificação de resistência IP contra água e poeira, dando preferência para aqueles que podem ser submersos sem qualquer tipo de problema, desde que respeitadas as regras de sua certificação. Vale lembrar que a certificação IP67 permite que o dispositivo mergulhe em até 1 metro por 30 minutos, enquanto a IP68 garante que o aparelho irá sobreviver em profundidades maiores (depende da fabricante).Samsung Galaxy Note 9

371924?w=660&h=484

O Galaxy Note 9 herda a mesma certificação IP68 do seu antecessor, o que garante que o phablet da sul-coreana possa ser submerso por até 1,5m por no máximo 30 minutos. É notável Samsung ter conseguido este feito, se considerámos que o aparelho tem diversas entradas, incluindo a da S Pen.

Infelizmente, por ter corpo de metal com acabamento em vidro, o Galaxy Note 9 não é um aparelho muito resistente a quedas. Ele pode quebrar com facilidade e o custo de reparo é alto, sendo recomendado usar uma capinha de proteção, mas você poderá levá-lo para um mergulho na piscina sem medo.

shim

Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus

shim

371918?w=660&h=480

A dupla Galaxy S9 e S9 Plus também contam com certificação IP68, mesma presente nas gerações anteriores. É interessante ver que Samsung manteve a entrada P2 para fones de ouvido sem comprometer a proteção contra água, já que algumas fabricantes usam isso como desculpa para abandonar a entrada padrão para fones de ouvido.

Por ter acabamento de vidro como os demais flagships recentes da sul-coreana, o Galaxy S9 e sua versão Plus também são frágeis em quedas, não sendo recomendado para quem é muito desastrado.

Sony Xperia XZ2/Compact

371921?w=660&h=461

Sony foi uma das pioneiras ao incluir proteção contra água em seus smartphones, e com a linha XZ2 não poderia ser diferente. Tanto o modelo maior quanto a versão Compact vêm protegidos contra água e poeira graças às certificações IP65 e IP68. Além disso, Sony defende que a estrutura de alumínio é muito resistente, garantindo excelentes características anti-torção e curvatura.

Assim como os recentes lançamentos da Samsung, entre outras, os dois flagships da Sony possuem proteção Gorilla Glass 5 no vidro frontal e traseiro, o que ajuda a prevenir danos contras riscos e quedas, mas não espere alta resistência em impactos fortes.

Samsung Galaxy S8/ S8 Plus

371910?w=660&h=436

A dupla Galaxy S8 também traz vidro Gorilla Glass 5 para proteger contra pequenos impactos, além da mesma certificação IP68 vista nos demais flagships da Samsung. Isso garante que você possar mergulhar o S8 em água por no máximo 30 minutos respeitando a profundidade máxima de 1,5m.

Em termos de resistência contra impactos e outras intempéries, o Galaxy S8 entrega o mesmo nível de proteção dos demais aparelhos da empresa, então é melhor ter cuidado e usar alguma capinha para evitar danos sérios ao dispositivo.

Apple iPhone XS/ XS Max

372212?w=635&h=428

Os novos iPhones XS e XS Max herdaram o design do iPhone X, mas trouxeram melhor vedação contra poeira e líquidos. O iPhone XS agora está classificado como IP68 para um mergulho de até 2m por 30 minutos, acima da classificação IP67 anterior para 1m de profundidade. A Apple também disse que testou o iPhone XS em várias condições, incluindo água salgada que não é coberta pela classificação IP68, e sobreviveu.

Isso não quer dizer que você deve sair mergulhando o iPhone XS em qualquer tipo de líquido, já que alguns podem ser corrosivos. Mas é notável o avanço na resistência contra água e poeira nesta geração dos smartphones da Maçã.

Apple iPhone XR

372213?w=658&h=441

O iPhone XR é o modelo mais barato da Apple na sua linha de smartphones de 2018. Ele tem uma câmera a menos, tela LCD no lugar de OLED, e sua certificação é apenas IP67 – a mesma do iPhone X.

Isso quer dizer que o modelo mais simples da nova geração suporta ser mergulhado por apenas 1m, enquanto os mais caros resistem até 2m de profundidade. Tenha em mente que este nível de proteção pode mudar com o tempo, além do fato de que a garantia da Apple não cobre danos causados por líquidos.

Apple iPhone X

371915?w=660&h=525

Quando o iPhone X foi lançado, Apple alegou que o seu novo smartphone trazia o vidro mais resistente que a empresa havia usado. Além disso, fazia menção à moldura de aço inoxidável de qualidade cirúrgica e sua proteção contra água e poeira.

Apesar da Apple nunca deixar claro que o seu novo aparelho era à prova d’água, a certificação IP67 deixa claro que mergulhá-lo por no máximo 1m de profundidade sem extrapolar o tempo de 30 minutos não deve ser problema. Mas tenha em mente que estes testes são controlados em laboratório e sair pulando com o iPhone X na piscina pode não ser recomendado, ainda mais que a garantia não cobre qualquer dano causado por líquidos.

Apple iPhone 8/ 8 Plus

371914?w=660&h=490

Os iPhones 8 e 8 Plus contam com a mesma certificação IP67 dos iPhones X e XR. Isso é suficiente para garantir boa proteção contra água e poeira. Mesmo que a certificação permita que o dispositivo possa ser mergulhado por no máximo 30 minutos, a própria marca comenta apenas que seus produtos são resistentes à água, podendo ser molhado.

Assim como os demais smartphones da Maçã, Apple não cobre danos causados por líquido, então por mais que o iPhone 8 tenha certificação IP67, é bom evitar molhar o aparelho.

LG G7 ThinQ

371919?w=660&h=455

O LG G7 ThinQ traz certificação IP68, como a maioria dos aparelhos da nossa lista, mas entrega maior resistência graças à sua certificação militar MIL-STD-810G, que garante que o aparelho aguenta sofrer algumas quedas antes de apresentar algum problema em sua estrutura.

Em testes em laboratório, ele suportou 14 quedas antes de sofrer dano. Mas tenha em mente que dependendo da rigidez da superfície em que o aparelho caia poderá sofrer danos graves mais facilmente.

LG G6

371891?w=660&h=431

O flagship da LG decepcionou muita gente pela presença do chipset Snapdragon 821, que pode ser visto como defasado em relação aos modelos mais recentes (incluindo os próprios Galaxy S8 e S8 Plus). Ainda assim, ele está longe de ser um modelo ruim, contando com módulo duplo de câmeras para captura de imagens grande-angulares e certificações IP68 e MIL-STD-810G. – mesmas presentes no G7 ThinQ.

Sony Xperia XZ Premium

371911?w=660&h=458

O flagship da Sony conta com um hardware bastante potente, boa resistência e ótima tela. É inegável, contudo, que seu grande diferencial está no monstruoso conjunto de câmeras inserido pela empresa, que conta com vários diferenciais para fotos e a capacidade de gravar vídeos em até 960 quadros por segundo.

Em termos de proteção contra água, o Xperia XZ Premium fica no mesmo nível do demais flagships da Sony e outros da nossa lista.

Motorola Moto Z2 Force

Passamos agora para modelos voltados aos usuários mais estabanados ou que atuam em áreas de risco e demandam uma resistência extra. Caso você não conheça a certificação militar MIL-STD-810G, ela garante que o dispositivo irá sobreviver a condições extremas de temperatura, umidade e pressão, prometendo até mesmo resistência a pequenas explosões, ácidos, choque balístico e muito mais.Motorola Moto Z2 Force

372997?w=660&h=463

Após deixar o Brasil de fora no lançamento do Moto Z Force, a Motorola decidiu trazer o flagship de 2017 para o nosso país, sendo o Moto Z2 Force um dos melhores modelos em solo nacional na atualidade. Além de manter a tela “inquebrável”, o dispositivo foi lançado por um preço bem abaixo de seus rivais, mesmo contando com diferenciais de câmera dupla e hardware extremamente potente.

Cat

207287?w=660&h=229

​Por último, temos o modelo mais potente da CAT disponível em solo brasileiro. Ele conta com um bom hardware intermediário, devem prover uma experiência de uso satisfatória por alguns anos sem grandes problemas. Vale destaque aqui que além das certificações de resistência dos modelos anteriores ele conta com câmera com sensor térmico em sua parte posterior, algo especialmente útil para quem trabalha em áreas industriais.

[/vc_column_text][vc_message]

Consulting Telecom. Entre em contato e tire suas dúvidas

[/vc_message][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_custom_heading text=”Cadastre-se e receba nossas novidades!”][contact-form-7 id=”6414″][vc_wp_categories][/vc_column][/vc_row]