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Melhorou? Reclamações dos serviços de telecomunicações caem 7,5% em outubro
A Anatel registrou 254,8 mil reclamações em outubro de 2018. O número é 7,5% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado, ou seja, redução de 20,6 mil queixas. Dos serviços analisados, apenas banda larga fixa registrou aumento de 1,4% no período analisado.
A queda na quantidade de reclamações já era uma tendência apontada nas últimas pesquisas.
Nos demais houve redução: TV por assinatura foi o que registrou a maior perda percentual no período, de 10,9% – 3,9 mil reclamações a menos -, seguido por telefonia móvel, com -9,1% (menos 11,9 mil) e telefonia fixa, com -8,4%, ou 5,4 mil reclamações a menos.
Entre as principais causas das reclamações no setor de telefonia móvel pós-paga, cobrança lidera com 46,9% das queixas, seguida por qualidade e funcionamento, com 10,4% e ofertas e promoções, na sequência, com 9,7%.
Já entre os clientes de planos pré-pagos, das 36,5 mil queixas registradas, 35,9% são sobre créditos pré-pagos, enquanto ofertas e promoções ocupa o segundo posto com 20%, seguido por qualidade e funcionamento, com 13,8%.
Em relação ao serviço de telefonia fixa, foram 58,6 mil reclamações por problemas na cobrança (43,2%), qualidade e funcionamento (17,9%) e cancelamento (9,5%).
No mês de outubro a Anatel também recebeu 44,9 mil reclamações contra prestadoras da banda larga fixa por qualidade e funcionamento (35,7%), cobrança (30,7%) e instalação (8,7%). E na TV por assinatura, as 32,0 mil reclamações foram motivadas por cobrança (49,7%), ofertas e promoções (9,4%) e cancelamento (8,9%).
São Paulo foi o estado que registroi maior queda absoluta no número de reclamações, com redução de 4,3 mil queixas ante outubro de 2017, seguido por Rio de Janeiro, com queda de 6,1 mil e Minas Gerais, que viu a quantidade de queixas caiu em 3,5 mil.
Entre as principais operadoras de telefonia móvel, apenas a TIM apresentou aumento no número de reclamações, com alta de 4,1%, que equivale a 2 mil queixas a mais. As demais viram o número cair: a Vivo apresentou redução de 5,9 mil reclamações (-20,4%); a Nextel, menos 3,5 mil (-45,2%); a Claro, menos 3,3 mil (-12,3%); e a Oi, menos 1,2 mil (-6,5%).
Já na telefonia fixa, redução em todas. A Oi registrou menos 5,2 mil reclamações (-14,8%); a NET, menos 2,5 mil (-28,9%); e a Vivo mais 1,2 mil (+6,6%).
Quando o assunto é TV por assinatura, a Vivo também foi a única a registrar aumento, com alta de 17,2% nas queixas (400 registros). A SKY teve redução de 1,2 mil reclamações (-10,1%), o grupo NET/Claro menos 2,1 mil (-11,8%) e a Oi menos 1,1 mil (-28,8%). Já na banda larga fixa, a Oi teve queda de 6,9 mil reclamações (-36,2%) e a Vivo teve aumento de 0,3 mil reclamações (+2,8%); e a NET crescimento de 0,9 mil reclamações (+ 12,2%).
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