O mais recente sistema operacional móvel da Apple já está instalado na metade de toda a base de usuários dos smartphones da empresa, e na mesma onda crescente, o iPadOS – sistema proprietário para tablets da companhia -, cresce em uma excelente taxa e já está instalado em mais de 30% dos iPads disponíveis no mercado.
A confirmação de tais números é da própria Apple, que publicou as informações no seu site de suporte para desenvolvedores que é atualizado constantemente com as informações mais recentes.
Nos gráficos abaixo podemos ver que, em relação aos próprios iPhones, 50% de todos os smartphones em uso atualmente já estão rodando o iOS 13 lançado em meados de setembro, enquanto 41% de todos os aparelhos estão utilizando o iOS 12 e outros 9% ainda utilizam softwares de versão anterior.
A Apple também confirmou que, em relação aos smartphones apresentados nos últimos quatro anos a taxa de adesão do iOS 13 é um pouco maior com 55%.
Quanto aos tablets da empresa com o novo iPadOS apresentado pela empresa este ano dando mais foco à navegação exclusiva para os dispositivos, o sistema operacional está implementado em “apenas” 33%; menor quando comparado com os iPhones mas ainda muito representativo pelo tempo desde seu lançamento.
Enquanto isso, 51% de todos os iPads ainda utilizam o iOS 12 e 16% ainda usam software de versão mais antiga.
Já em relação à taxa em iPads lançados nos últimos quatro anos, a adesão do iPad OS é maior com 41% dos tablets atualizados rodando o novo sistema. 51% ainda permanecem no iOS 12 enquanto 8% utilizam versões mais antigas.
Em comparação com o Android, a velocidade de adoção do novo sistema da Apple em seus dispositivos é quase inatingível. Atualmente, as três versões mais populares do Android nos smartphones são o 6.0 Marshmallow com 16,9%, seguido pelo Android 8.1 Oreo em segundo com 15,4% e o Android 8.0 Oreo instalado em 12,9% dos aparelhos.
Talvez deva ser por conta deste grande problema em atualizações que o Google abrigará que as empresas que lancem smartphones em 2020 já ofereçam o Android 10, não permitindo que apresentem dispositivos com versões anteriores.
Nos próximos meses devemos ver ainda mais dispositivos sendo atualizados para o novo iOS 13 e para o iPadOS, então é muito esperado que os gráficos acima fiquem ainda maiores para o lado dos softwares mais recentes.