Samsung cria multi-chip com 12 GB de RAM e armazenamento UFS 3.0 para o mercado de intermediários

3 42

A Samsung começou a melhorar os seus intermediários quando em meados do final de 2018 viu a Xiaomi sufocá-la em mercados importantes. O consumidor ganhou muito com a linha M e linha A 2019. Tenhamos em mente que no primeiro semestre do ano passado a sul-coreana teve a coragem de lançar o Galaxy J8 no país por R$ 1.899 com um Snapdragon 450 e tela HD.

Mostrando que possivelmente seguirá apostando em intermediários de peso, a Samsung oficializou um novo chip que será capaz de fornecer até 12 GB de RAM e armazenamento UFS 3.0 para esses modelos.

O uMCP deverá ser empregado tanto em dispositivos dela como também oferecido às suas parceiras comerciais. Afinal, é comum que a sul-coreana forneça, por exemplo, telas aos iPhones, e também sensores de câmera para outras fabricantes Android.

O “chip combo” combinará memórias LPDDR4X com armazenamentos não especificados, mas de alta velocidade vistos atualmente em tops de linha. Vale observar que mesmo o Pixel 4 do Google conta apenas com armazenamento UFS 2.1.

500247?w=500&h=230

O UMCP contará ainda com uma variante com 10 GB de RAM, e será produzido em larga escala sob processo de 10 nanômetros.

Enquanto até 2018 era mais comum que intermediários fossem oferecidos com 4 GB de RAM ou 6 GB, em 2019 a aposta subiu um pouco e mesmo a Samsung colocou o A80 no mercado com 8 GB. Suas concorrentes também, então nada mais natural que seguir subindo os “lances” para chamar a atenção do público e conseguir colocar um pouco mais de dinheiro nos cofres.

No momento, mesmo tops de linha só são oferecidos com 12 GB de RAM em suas versões mais avançadas e exclusivas. Mas bem, se o mercado intermediário avança, nada mais natural que esperar significativas melhoras para os flagships também. Quem sabe 2020 seja o ano que veremos eles com 16 GB de RAM?