Após os problemas descobertos em abril deste ano, a Samsung criou uma nova versão do seu smartphone dobrável, Galaxy Fold. Para saber se o aparelho ficou mais resistente, ele passou por um teste de durabilidade, realizado pelo canal JerryRigEverything, no YouTube.
O Galaxy Fold enfrentou os tradicionais arranhões, fogo e curvatura – inversa ao seu lado flexível –, além de outras experiências específicas para esse tipo de dispositivo.
No primeiro experimento, as partes de vidro do celular se mantiveram intactas na tentativa de arranhão mais simples, inclusive a sua tela menor. No entanto, o display flexível apresentou riscos nos níveis 2 e 3 de dureza, além da própria unha do autor. As suas laterais de metal também foram descascadas com facilidade – inclusive, um trecho gerou uma faixa de dano permanente nos pixels do painel maior.
Quando colocado à prova diante de um isqueiro, a tela principal começou a apresentar manchas depois de sete segundos, enquanto a secundária precisou de 15 segundos para ter seus pixels queimados. Porém ambas se recuperaram em seguida.
Já na curvatura – do lado contrário da dobradiça –, o Galaxy Fold se mostrou um pouco mais resistente que o rival Flexpai e o iPad Pro, mas seu display deixou de funcionar após algumas tentativas.
Para testar o dobrável da Samsung de forma mais específica, uma vez que o aparelho não possui certificação IPxx, o autor resolveu simular como se o modelo fosse levado a uma praia e despejou areia na sua tela maior, para dobrá-la.
O material acabou por entrar facilmente em seu interior e apresentar um barulho de terra todas as vezes que era dobrado. Contudo, não ficou claro por onde a areia teria acessado as partes internas da dobradiça do aparelho.