O Android Q já está sendo testado em diversos aparelhos além dos Pixel da Google. Quem está de fora, por enquanto, é a Huawei, que teve o Mate 20 Pro retirado do programa beta dadas as sanções recentes dos Estados Unidos. Porém, ele poderá voltar no futuro, e enquanto isso não acontece, algumas fuçadas no SO estão revelando mais detalhes dos novos recursos.
Sabemos que além do modo noturno amplo, que indicará aos apps que o tema escuro está sendo usado e por isso eles devem se apresentar assim também, há um modo para desenvolvedores que força essa aparência em programas sem esse preparo. Mas bem, o AndroidPolice apurou que também está disponível uma versão alternativa dessa função, que aparentemente se trata dos trabalhos iniciais acerca dessa implementação.
Isso porque o tema se comporta mal no geral, deixando ícones na barra de notificações em tons escuros também e quase invisíveis para o usuário. Na tela inicial, é a barra de navegação por gestos dos Pixels que não se comporta muito bem, ficando invisível também.
Se você tem um aparelho compatível e deseja testar essa “novidade”, basta ativar o modo noturno regular, e então reiniciar o aparelho. Feito isso, vá nas opções de desenvolvedor e ative o switch do modo noturno forçado em apps. Isso deve bugar o Android Q para ativar o modo alternativo, ao invés do forçado mais completo.
A utilidade para o usuário? Bem, você não terá ícones brancos na barra superior nem verá a barra de navegação gestual na tela principal, então tudo ficará mais preto mesmo. Terá quem goste.
Vale lembrar, o Android Q deverá ser oficializado no segundo semestre desse ano, em substituição ao Android Pie. Tops de linha e intermediários lançados nesse ano são fortíssimos candidatos a receberem a atualização, assim como aparelhos de alto desempenho de 2018.