No início deste ano durante a Mobile World Congress a fabricante TCL apresentou sua solução de dobradiça DragonHinge para o mercado de smartphones dobráveis, revelando que a empresa possuía planos para trabalhar em dispositivos para concorrer ou oferecer uma solução mais barata que flagships do mercado como o Galaxy Fold e Huawei Mate X, dois aparelhos que já foram anunciados, mas seguem sem previsão de disponibilidade para o público depois de muitos atrasos.
Na manhã desta segunda-feira (19), o leaker Evan Blass compartilhou imagens do roadmap(plano de lançamento) da TCL para os próximos meses, e nele vemos alguns aparelhos muito interessantes.
No roadmap da TCL para os próximos meses é possível conferir que a empresa está muito, mas muito próxima de anunciar o novo modelo T1 com três câmeras e que já possui mais detalhes revelados, como vamos falar logo mais abaixo.
Pulando para o ano de 2020, vemos que a fabricante está planejando anunciar no primeiro trimestre do ano uma nova versão da linha que será anunciada este ano, o TCL T1 Pro com tela Edge AMOLED e quatro câmeras. Mais tarde, no fim do segundo trimesre de 2020, a empresa planeja apresentar de uma só vez o T1 5G e o T1 Pro 5G, dois modelos iguais aos que já foram anunciados, mas com conectividade 5G que deverá se tornar ainda mais popular no próximo ano.
No comecinho do terceiro trimestre, provavelmente em algum momento do mês de julho de 2020, a TCL deve apresentar o FlexTab, seu primeiro smartphone dobrável com tela AMOLED flexível, e que pode ter um preço muito mais competitivo do que os modelos da Samsung e Huawei para 2019.
Com a tecnologia tornando-se mais acessível e popular em 2020, a fabricação e a venda dos smartphones dobráveis deve ter redução significativa de preços do que atualmente, mas não sabemos se a TCL deve apostar em uma alternativa barata para dominar as massas, ou seguir com um hardware de alto desempenho com preços elevados.
Blass também revelou uma imagem apresentando detalhes do TCL T1, o primeiro dispositivo desta nova leva de aparelhos da fabricante. É possível conferir que o modelo que será anunciado ainda este ano contará com uma tela de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ e entalhe em formato de gota, além de apresentar um chipset Snapdragn 675 de nível intermediário.
Isso já nos faz questionar a natureza do T1 Pro e também do T1 5G para 2020: enquanto o modelo Pro deverá apresentar um chipset mais poderoso e quatro câmeras traseiras, a variante T1 5G pode manter o uso de um processador intermediário, mas incluir agora a conectividade 5G, oferecendo uma das alternativas mais baratas para a próxima geração das redes móveis. Entretanto, nada disso está garantido e são apenas especulações.
As outras informações sobre o TCL T1 exibem presença de três câmeras traseiras: um sensor principal de 48 MP, outro sensor de 16 MP com lente wide-angle de 123º e um último sensor de 2 MP para dados de profundidade de campo. O aparelho chegará com dois flashes traseiros, biometria também na parte de trás. e uma câmera frontal de 24 MP.
Por fim temos a bateria de 3.820 mAh com suporte para carregamento rápido de 18W, uma edição de 6 GB de memória RAM com 128 GB de armazenamento interno e sistema operacional Android 9 Pie com interface própria da TCL e prometido para o ANdroid 10 Q. O aparelho terá conector USB Tipo-C.
Não há informações sobre o preço nem datas específicas a respeito dos produtos exibidos, mas novas informações devem chegar nas próximas semanas ou ainda nos próximos dias.