Velocidade do 4G no Brasil pode variar até 15 Mbps em um dia, diz pesquisa


A velocidade do 4G no Brasil é inconsistente e pode variar até 15 Mbps em um único dia. Esta é a conclusão da OpenSignal, empresa que afere velocidade da Internet móvel ao redor do mundo, publicada nesta semana. A organização observou que os brasileiros podem experimentar oscilação na rede dependendo do horário em que estão conectados.

A pesquisa considerou a Experiência de Velocidade de Download dos usuários em diferentes cidades em relação ao período de 24h. O destaque ficou para Porto Alegre, lugar onde o 4G é mais rápido no Brasil, apesar da variação de velocidade durante o dia. Manaus, por outro lado, é a cidade com menor taxa de download.

Porto Alegre tem a melhor média 4G segundo OpenSignal — Foto: Reprodução/OpenSignalPorto Alegre tem a melhor média 4G segundo OpenSignal — Foto: Reprodução/OpenSignal

Porto Alegre tem a melhor média 4G segundo OpenSignal — Foto: Reprodução/OpenSignal

Como é possível ver no gráfico, Brasília foi o lugar que apresentou maior oscilação de velocidade no 4G durante um dia, chegando a 15,4 Mbps de diferença. No momento com Internet mais lenta, os números chegaram a 19,3 e bateram 34,7 Mbps nas horas mais rápidas. São Paulo também teve alta variação na velocidade de download, com 15,2 Mbps.

É possível observar que todas as cidades brasileiras mostraram baixa velocidade nos horários entre 18h e 19h, momento em que as pessoas estão voltando do trabalho. Apenas Porto Alegre se destacou nesse quesito, apresentando 21,4 Mbps mesmo no horário de pico.

Relatório da OpenSignal revela Porto Alegre com o melhor resultado no horário de pico — Foto: Reprodução/OpenSignalRelatório da OpenSignal revela Porto Alegre com o melhor resultado no horário de pico — Foto: Reprodução/OpenSignal

Relatório da OpenSignal revela Porto Alegre com o melhor resultado no horário de pico — Foto: Reprodução/OpenSignal

Essa flutuação da Internet móvel durante o dia é prejudicial em tarefas como reprodução de vídeos e músicas, que exigem velocidade constante. Os dados da pesquisa revelam que as operadoras de 4G no Brasil ainda têm muito o que avançar para oferecer uma experiência significativa aos seus usuários. O desafio para as empresas é oferecer o mesmo serviço nos horários de pico, quando o tráfego de dados aumenta devido à demanda.

Via OpenSignal