Vendendo bem! Galaxy S10 supera embarques do Galaxy S9 e impulsiona Samsung

quarta 1

O Galaxy S10, lançado em fevereiro, segue, de acordo com a imprensa sul-coreana, com desempenho de vendas intenso. De acordo com dados da Counterpoint Research, a Samsung vendeu 16 milhões de unidades de seu flagship entre o início de abril e o final de junho.

A soma leva em conta as vendas dos Galaxy S10, Galaxy S10 Plus e Galaxy S10e, mas não inclui o Galaxy S10 5G, que está disponível apenas em alguns mercados. Pelos dados, as vendas da atual linha de flagships da companhia aumentaram signficativamente em relação aos números registrados pela linha Galaxy S9 – com apenas dois modelos – no mesmo período do ano passado.

Esses modelos venderam cerca de 14,3 milhões de unidades no segundo trimestre de 2018. Ou seja, a Samsung teve embarques 12% maiores em 2019. Entre os três modelos, o Galaxy S10 Plus é o mais popular, sendo responsável direto por 42% doas vendas totais, ou seja, 6,7 milhões de unidades comercializadas.

O Galaxy S10 padrão foi o segundo mais vendido, com 5,1 milhões de unidades (32%) e a versão mais barata, o Galaxy S10e, ficou em último lugar, com 3,5 milhões (22%). Um olhar mais atento, contudo, perceberá que 4%, ou seja, 700 mil unidades, não aparecem contabilizadas, o que indica alguma porcentagem incorreta no estudo.

Segmento premium

386345?w=660

A Samsung deve divulgar seus resultados financeiros para o segundo trimestre no final deste mês. Assim, é difícil entender como o sucesso do Galaxy S10 impactou nos números do Q2 da companhia. Mas a análise dos dados da Counterpoint Research permitem perceber que há uma procura por dispositivos mais caros, o que sugere uma presença maior da empresa nesse mercado.

Por outro lado, a Samsung evitou seguir uma tendência da Apple, de o dispositivo mais barato na família de flagships ter um preço cada vez menos acessível.

A popularidade da linha Galaxy S10 também ajudou a Samsung a aumentar sua fatia de mercado no segmento premium. No ano passado, a série Galaxy S9 ajudou a marca a conquistar 22% do mercado, e neste ano a Samsung cresceu 3%. com 25% de vendas nessa fatia do mercado.

Esse segmento vive um momento complicado, já que consumidores têm evitado comprar smartphones mais caros, o que afetou diretamente as vendas de iPhones, mas não impactou diretamente nas vendas da Samsung. Quem também registra bom desempenho no trimestre é a Huawei, com sua família P30.

Galaxy Note 10 chegando

398506?w=660

A tendência é que a procura pelo Galaxy S10 diminua no segundo semestre, quando a Samsung lançará o Galaxy Note 10, que tem vazamentos cada vez mais frequentes e data de lançamento confirmada pelo CEO da divisão de smartphones da Samsung, DJ Koh, no dia 7 de agosto.

Pelo calendário, logo após o evento Unpacked, que acontece em Nova Iorque, pré-encomendas devem começar imediatamente e as vendas iniciam algumas semanas depois, o que dará alguma folga para a empresa sul-coreana antes da chegada do iPhone XI e do Huawei Mate 30 Pro.