WhatsApp: compartilhar contato sem autorização em grupos pode render multa

3 50

Parece que a vida de quem envia os números dos amigos ou inimigos em grupos do WhatsApp, sem a autorização deles, vai ficar mais difícil. Isso porque o usuário que fizer o ato poderá receber uma multa.

De acordo com o UOL Tilt, a responsabilidade pela situação seria a disseminação de trollagens relacionadas a grupos de imitação. Na prática, os integrantes da conversa compartilhariam os contatos dos desafetos, para outros membros encherem a vítima de mensagens.

O estudante Pedro Shibuya, de 23 anos, teria sido vítima de um caso do tipo. O jovem seria parecido com o ex-apresentador do SBT, Yudi Tamashiro. Do nada, ele começou a receber mensagens no aplicativo, as quais questionavam sobre “PlayStation”.

Apesar de ser um costume para Pedro passar por brincadeiras sobre a sua aparência pessoalmente, somente depois foi saber que havia sido uma trollagem realizada por um de seus “amigos” no WhatsApp.

LGPD

366797?w=660

Quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – entrar em vigor, no mês de agosto do ano que vem, o que é considerado uma brincadeira atualmente poderá ser enquadrado como “má utilização da informação”.

O crime poderia render multa de valores elevados a quem o pratica, mesmo sem levar a pessoa à prisão. Antes de a legislação começar a valer, muitos juízes já têm condenado a situação, ao classificá-la como injúria, calúnia e difamação. No caso atual, pode configurar detenção na pena.