Quando o Android se popularizou de vez no início da década ainda tínhamos um sistema tomado por uma interface preta em tudo que era possível enfiar preto. Foi com os avanços das versões que o sistema passou a priorizar sua estética, e com o Android 5 Lollipop vimos a chegada do Material Design com toda sua glória e seus tons brancos.
Como poucas coisas na vida são constantes, temos visto nos últimos anos uma tentativa do Android de voltar às suas origens, mas de forma opcional: a ânsia por parte do público por modos noturnos/escuros no sistema e nos seus apps preferidos fez com que os desenvolvedores voltassem a apostar nessa tendência, que ajuda a economizar bateria, mas principalmente torna a interface mais agradável aos olhos durante a noite.
E assim, aos poucos, vemos essa “novidade” chegar. O YouTube é um dos que apostam nisso já há um bom tempo, e uma atualização que vem sendo liberada pelo Google tende a melhorar a experiência.
Isso porque para além de configurar um tema claro ou escuro chegou a opção de deixar que o próprio sistema decida. Assim, se o modo noturno do Android estiver ativado, o YouTube ativará seu tema noturno também. Se a interface estiver clara, o app ativará seu tema branco.
Esse é um recurso que funcionará a partir do Android 10, que implementou o tema escuro um pouquinho melhor e por isso consegue conversar com os apps instalados para informar que “roupa” está vestindo. O modo noturno do Instagram, por exemplo, é definido a partir do modo noturno do sistema, e não via opção nas configurações.
Como a maioria das atualizações de recursos fornecidas pelo Google, uma parcela de usuários está recebendo a novidade, enquanto outra terá que esperar, mesmo que esteja com o app atualizado.
Vale lembrar, o WhatsApp é o mais novo mensageiro a entrar na onda do modo noturno, e já está testando a novidade no Android também.